Fabiana Justus compartilha sua experiência com transplante realizado através do Sistema Único de Saúde
A digital influencer Fabiana Justus compartilhou nesta quarta-feira (3) que passou por um transplante de medula óssea pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Diagnosticada com leucemia mieloide aguda em janeiro do ano passado, a filha de Roberto Justus realizou o procedimento e está em tratamento de manutenção.
Nas redes sociais, Fabiana respondeu a um comentário que mencionava que “dinheiro muitas vezes compra a chance de viver”, indicando que o órgão doado para ela veio dos Estados Unidos. A empresária destacou que “com recursos é possível buscar doadores em outros países” e explicou que o processo foi realizado pelo SUS.
“Algumas pessoas afirmam coisas sem conhecimento. Existe muita desinformação sobre esse assunto, o que é perigoso”, comentou Fabiana Justus. Ela ainda explicou que o médico pode buscar doadores tanto no banco nacional quanto no internacional, sem a necessidade de desembolsar dinheiro, e que isso é feito pelo SUS.
Nas suas redes sociais, a influenciadora detalhou o procedimento e esclareceu que todo o processo, desde o transplante até a chegada da medula, foi realizado pelo SUS e não através de pagamento. Ela ressaltou que tem acesso a profissionais qualificados, mas alertou sobre disseminar informações incorretas, enfatizando que não há fila de transplante de medula óssea, apenas questões de compatibilidade.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Natália Tenório
