Anvisa proíbe o uso de anéis medidores de glicose.
Uma medida da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, distribuição, fabricação, importação, manipulação, propaganda e uso de anéis que prometem medir os níveis de glicose, oxigênio e atividade cardíaca sem a necessidade de picadas de agulha para retirar o sangue.
O endocrinologista Marcio Krakauer, coordenador do Departamento de Tecnologia, Saúde Digital e Inovação da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), esclarece que não é necessário utilizar agulha para medir a oxigenação e os batimentos cardíacos. No entanto, para medir a glicose, o equipamento é essencial, uma vez que a análise depende do sangue ou do interstício (um líquido localizado abaixo da pele).
A Anvisa ressalta que esses produtos não têm eficácia comprovada nem registro sanitário, podendo representar riscos à saúde. Portanto, a agência recomenda que tais produtos não sejam utilizados e alerta para a falta de garantia de qualidade, segurança e eficácia proporcionada por produtos não regularizados.
A SBD também orienta que pessoas com diabetes evitem esses produtos e realizem seus exames de maneira convencional, evitando assim possíveis riscos associados a discrepâncias na medição da glicose. Em caso de dúvidas, é aconselhável consultar um médico.
A Anvisa informa que esses produtos irregulares estão sendo anunciados em diversos sites de compras online e redes sociais, utilizando imagens de personalidades conhecidas para enganar os consumidores. Caso identifique produtos irregulares, é possível denunciá-los pela ouvidoria da agência ou pela Central de Atendimento.
Veja a lista de produtos proibidos:
- Anel para Acupressão Glucomax (todos)
- Glicomax (todos)
- Glucomax (todos)
- Glucomax Pro (todos)
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Natália Tenório
